Sessão Inaugural do Programa 5 Ao Dia do MARB – 9 Novembro, 2022

O Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e a Associação 5 ao dia em coordenação com a Câmara Municipal de Braga, realizaram na passada quinta-feira, dia 10 de novembro, nas instalações do MARB em Celeirós – Braga, a sessão inaugural do PROGRAMA 5 AO DIA do ano letivo 2022/2023.

Participaram nesta sessão inaugural, que se realizou no âmbito do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudável, um grupo de meia centena de crianças do 4º ano do 1º Ciclo da escola EB Gualtar que, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, transportadas para o MARB a fim de participarem nas diversas atividades do PROGRAMA 5 AO DIA que tem por objetivo a promoção junto das crianças em idade escolar de uma alimentação saudável, através do consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutos e hortícolas, contribuindo assim para a prevenção de diversas doenças crónicas, nomeadamente a obesidade.

Como forma de assinalar o arranque do PROGRAMA 5 AO DIA DO MARB no Ano Letivo de 2022/2023, esta sessão inaugural contou com a presença do Presidente da Associação 5 ao dia e Administrador da SIMAB, João Fonseca, do Presidente da Assembleia-geral da MARB e Vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, bem como a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, e demais representantes de diversas entidades promotoras.

Conscientes da importância social do PROGRAMA 5 AO DIA e do contributo do mesmo para a melhoria dos hábitos alimentares das crianças, neste ano letivo de 2022/2023, a Associação 5 AO DIA e o Mercado Abastecedor de Braga decidiram continuar a alargar o PROGRAMA 5 AO DIA aos diversos concelhos do distrito de Braga, estando já confirmada a presença de crianças do 4.º ano do 1.º ciclo de outras escolas do distrito de Braga.

Para além da Câmara Municipal de Braga, o PROGRAMA 5 AO DIA conta ainda com o apoio da Universidade do Minho, Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, DSRN – Direção de Serviços da Região Norte, DRAPN – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e da ARSNorte – Administração Regional de Saúde.

Neste ano letivo 2022/2023 os Operadores do MARB, ABF – Comércio de Frutas, Lda.; Frutas S. Bento; Frutas Queirós & Filhos, Lda; Nfrutas e Legumes; Celestino Cabreira & Filhos, Lda.; Simões, Lda. e Alves Bandeira & C.ª, S.A. juntaram-se a esta iniciativa através da oferta das T-Shirts alusivas ao PROGRAMA 5 AO DIA e que serão distribuídas a cerca de 2.000 crianças que se esperam que participem nesta iniciativa no decorrer deste ano letivo.

 

 

 

2022-11-18T10:19:23+00:00 Novembro 9, 2022|

About the Author: